Pular para o conteúdo principal

Namastê, Amém, Oxalá e Shalon: Ter fé facilita qualquer tratamento.

A poucas semanas atrás viajei para a Bahia e estava hospedada em um hotel com grande variedade de pessoas com as mais diversas nacionalidades e religiões. A entrada do hotel era uma homenagem  aos Orixás: Iemanjá (a rainha do mar, Nossa Senhora dos Navegantes, também conhecida como Nossa Senhora da Conceição) e Oxalá (também conhecido como Nosso Senhor do Bonfim). 

A partir deste momento despertou minha curiosidade sobre os termos e saudações que escutei durante os meus dias hospedada ali.


Imagem: Arquivo Pessoal


Namastê

Saudação respeitosa e pacificadora típica do sul da Ásia que significa: "O Deus que habita no meu coração saúda o Deus que habita no seu coração." Reconhecendo que todos somos feitos da mesma energia e compartilhamos da mesma essência. 

Já era um termo muito comum no meu cotidiano pois por trabalhar com práticas corporais e grande parte delas terem origem oriental, conversando com terapeutas é muito falado e escrito.

Amém  
É uma palavra de origem hebraica que significa "assim seja", muito utilizada pelos Cristãos, Islâmicos e Judeus demonstrando aprovação pelo que foi dito. Minha família inteira é católica, era um termo que sempre escutei diariamente. 

Oxalá 
Palavra brasileira que significa "que Deus queira desta forma", que sofreu influência árabe, além de ser o nome de um grande orixá das religiões afro-brasileiras, um dos mais respeitados, o orixá maior, o senhor de todos. Oxalá simboliza a paz, o criador, o pai nas religiões africanas. O termo é muito utilizado no nordeste do Brasil. Completamente nova para mim, mas muito interessante.


Shalon 
Termo de origem hebraica muito utilizado pelos judeus para cumprimentar ou se despedir, significa "paz", mas também está contendo os desejos de harmonia, prosperidade e bem-estar. Outra saudação nova para mim.


Essa variação e mistura de saudações, culturas e nacionalidades é incrível, todas elas desejam boas vibrações, respeito e paz.

Alguns pacientes perguntam qual é a minha religião, minha religião não influencia no tratamento. Vou utilizar a técnica (ou várias delas) mais indicada para o seu problema, para que seja sanado o mais rápido possível. 

Todas as técnicas que utilizo possuem comprovação científica, portando, você crendo ou não, elas vão fazer efeito. Claro que a probabilidade da técnica fazer efeito mais rapidamente se você acredita no tratamento (e no profissional que está aplicando) é muito maior pois é o cérebro que comanda o corpo.

Ter fé, independente de qual seja a sua religião, é uma grande aliada a saúde pois facilita qualquer tratamento. Isso também é comprovado cientificamente!


Por Suellen do Espirito Santo
Profissional de Educação Física
Pós-Graduada em Acupuntura e Docência no Ensino Superior

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Aftas e Acupuntura

As aftas podem aparecer em qualquer faixa etária e muitas pessoas apresentam aftas recorrentes. As aftas também são conhecidas como úlceras orais e costumam desaparecer depois de poucas semanas gerando dor intensa e grande desconforto ao comer e falar. A Medicina Ocidental ainda não reconhece a causa exata das aftas que são pequenas lesões redondas ou ovaladas, brancas ou amareladas circundadas de vermelho, rasas e limpas, não contagiosas que aparecem no tecido interno da boca. A Medicina Tradicional Chinesa sempre soube que as aftas estão relacionadas a doenças estomacais  (mais precisamente calor de estômago que sobe pelo esôfago e chega até a boca)  e os aspectos das gengivas dizem muito sobre a saúde do Estômago. Gengivas inflamadas, inchadas, sangrando ou doendo são sinais de Calor de Estômago referente a d oenças como gastrite, azia, úlcera gástrica, refluxo gastroesofágico, etc, muitas vezes acompanhados de mau hálito (halitose). Utilizando a acupuntura para tratar as afta

Hipotensão (Pressão Baixa) e Acupuntura

Atendendo a pedidos vamos abordar o oposto a hipertensão arterial, a HIPOTENSÃO arterial. Imagem: Aferindo a pressão arterial com o Esfigmomanômetro  (google imagens) A Hipotensão arterial, também conhecida como pressão baixa é a pressão sanguínea medida pelo esfigmomanômetro (aparelho que afere a pressão) com resultado inferior a 90 por 60 mmHg trazendo sintomas ao paciente, tais como: Sensação de fraqueza;  Escurecimento da visão; Tontura; Suor; Enjoo; Desmaio. Dica: Diante desta situação deite imediatamente com a barriga para cima e as pernas flexionadas acima do nível do coração, aguarde a diminuição dos sintomas. O motivo dos sintomas é atrelado a baixa circulação sanguínea, pois o sangue tem a função de levar nutrientes e oxigênio a todas as células do nosso corpo nutrindo todos os tecidos. Sem a circulação sanguínea adequada essa função não é cumprida.  O calor também favorece a hipotensão pois as artérias e veias se dilatam, fazendo menos pressão pois

Câimbras e Acupuntura

Quem já teve câimbra pelo menos uma vez sabe o quanto a dor é forte,  deixando muitas vezes a musculatura da região em questão dolorida. O número de pessoas que já experimentaram essa dor é grande e vem aumentando a cada dia devido aos inúmeros fatores que a provocam. Câimbras são contrações involuntárias musculares (espasmos) que se mantem por alguns segundos sobre vigorosa contração gerando dor momentânea intensa. Algumas medicações podem provoca-las, assim como a falta de água no organismo,  realização de atividade física intensa, temperatura ambiente baixa (frio), falta de algum nutriente ou problemas de saúde (Ex. má circulação sanguínea, problemas neurológicos, doenças do fígado). Existem pontos de acupuntura indicados para nutrir músculos e tendões proporcionando mais saúde a estas estruturas. A saúde dos músculos e tendões na Medicina Tradicional Chinesa está relacionada a energia do Fígado, é ele o responsável pela livre circulação de energia no corpo. O alongamento e/o